Home / ENTRETENIMENTO / Se vivo, Mestre Verequete completaria 102 anos

Se vivo, Mestre Verequete completaria 102 anos

O músico morreu em 2009, em Belém

Mestre Verequete. Foto: Cristino Martins

Paraense de Quatipuru, município localizado no nordeste do estado, Augusto Gomes Rodrigues, conhecido como Mestre Verequete, se vivo completaria 102 anos de idade neste 26 de agosto. O músico de origem pobre é considerado o precursor do carimbó, ritmo que se tornou cartão de visita do estado do Pará, e que hoje é defendido com unhas e dentes por novas gerações de músicos regionais por todo o Brasil e exterior.

Verequete se dedicou a composição do carimbó, até então conhecido como “Pau e Corda” e mais tarde “Carimbó de Raiz”. Ao longo da trajetória compôs cerca de 200 músicas e lançou dez discos e quatro CDs. Entre os seus mais conhecidos sucessos, as músicas “O carimbó não morreu”, “Chama Verequete”, “Morena penteia o cabelo” e “Xô peru”.

O músico também popularizou o ritmo, em parceria com o cantor e compositor Pinduca. Tanto que hoje é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O Mestre recebeu ainda o titulo de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

Verequete morreu em 2009 em Belém vitima de pneumonia. Ele tinha 93 anos de idade. 

Confira ainda:

Autor admin

Além disso, verifique

Dona Onete será enredo da escola de samba Piratas da Batucada

“Chameguei Onete” é de autoria Jamil Mousinho Relacionado

Deixe uma resposta