Home / COMPORTAMENTO / Jackye Carvalho cria coleção de moda inspirada no Hotel Farol

Jackye Carvalho cria coleção de moda inspirada no Hotel Farol

As peças possuem influência da geometria que marca o estilo Art Déco e da Bauhaus

Fotos: Divulgação

A designer de moda Jackye Carvalho lançou recentemente a sua nova coleção. Desta vez, inspirada no Hotel Farol, localizado na Ilha de Mosqueiro, em Belém, considerado um dos mais antigos do nosso estado, datado de 1931, tombado como Patrimônio do Estado do Pará.

As peças possuem influência da geometria que marca o estilo Art Déco e da Bauhaus (escola das artes plásticas e arquitetura de vanguarda da Alemanha). Por meio da técnica de sublimação, a designer estampa nas peças o grafismo dos pisos e azulejos do hotel.

As imagens foram gravadas em roupa de brechó, seguindo a técnica do upcycling – processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos ou descartados.

O Hotel

O casarão foi erguido às margens do rio-mar para abrigar uma grande família que surgiu do romance entre um bragantino e uma jovem lusitana, na década de 1930. Repleto de azulejos portugueses, objetos seculares trazidos da Europa e traços das residências tropicais, o prédio, que data de 1931, é o mais antigo hotel em atividade na ilha.

Forjado sob a influência do estilo Art Déco (estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920), o local foi construído pelo advogado Zacharias Mártyres para abrigar seus 15 filhos, fruto de seu casamento com Adelaide de Almeida, lusitana que chegara ao Pará aos 9 anos de idade. O espaço é atualmente administrado por filhos e netos de Mártyres.

Autor admin

Avatar

Além disso, verifique

Santareno conquista o segundo lugar do Mister Eco Brazil, em concurso realizado no Ceará

Relacionado

Deixe uma resposta