Home / DA HORA / Caio Aguiar revisita o cartaz do Círio de Nazaré com traços amazônicos

Caio Aguiar revisita o cartaz do Círio de Nazaré com traços amazônicos

A peça intitulada “Nazikta” faz parte da exposição coletiva sobre o Círio da Galeria Azimute

13307436_1446853818714200_4396795165217939919_n

“Nazikta é realmente a dona, rainha”, afirma o artista. Foto: Reprodução/Facebook

Com a chegada do mês outubro, para os paraenses é Círio outra vez! Além da bela manifestação de fé dos devotos de Nazaré, o período também se transforma em espaços para a representação da arte, não importa o qual o seu segmento.

Um dos artistas que viu no círio um cenário para a demonstração do seu talento, Caio Aguiar, publicitário e ilustrador. Ele lançou recentemente o projeto “boniktas”, personagem que discute gênero, imaginário amazônida e cultura urbana.

O paraense revisita o cartaz do Círio a partir da estética bonikta, incluindo os traços urbanos, os exageros nos formatos daquilo que ainda remete ao humano e incluindo a santa numa interação com a Amazônia a partir de uma vivência em palafitas, onde várias outras boniktas interagem com paisagem.

destaque-453588-naz

“A ideia foi retratar a santa em uma canoa”. Foto: Divulgação

O resultado da experiência originou-se a peça intitulada “Nazikta” faz parte da exposição coletiva sobre o Círio da Galeria Azimute, que está disponível para visitação até o início do mês de novembro.

De acordo com o ilustrador a inspiração para a obra surgiu a partir da vivência ribeirinha e do seu contato com Círio, através de Nossa Senhora, carinhosamente chamada pelos paraenses de Rainha da Amazônia: “A ideia foi retratar a santa em uma canoa, que é um meio de transporte comum do outro lado do Rio Guamá, com as palafitas, a vegetação e uma paleta de cores “amazônia tropical”, mais viva, vibrante. Nazikta é realmente a dona, rainha. Fiz ela em nanquim sob papel couchê 300gm , A3 e colori digitalmente”, descreve o artista.

Serviço

Quem quiser visitar essa peça, e obras de outros artistas paraenses. Elas estão disponíveis para visitação durante todo o mês de outubro, com entrada frana, na  Galeria Azimute, localizada na Vila Contâiner, Av. Magalhães Barata, 62. Entre 14 de Março e Alcindo Cacela.  Bairro São Brás, Belém.

Horário de visitação:

De 9h a 20h (segunda a sábado) e 9h a 14h (domingo).

 

 

Autor admin

Além disso, verifique

Yasmim Engelke concorre à coroa de Miss Earth nas Filipinas

A modelo é a segunda paraense a representar o Brasil neste concurso Relacionado

Deixe uma resposta